O que é depressão? | Setembro Amarelo

Mais de 2 milhões de brasileiros sofrem com a doença.


Depressão é uma doença que afeta o comportamento emocional e químico do corpo, tornando a vida, ou apenas existir, algo sem sentido e torturante pra vítima. Eu fui uma delas.


Ela pode ter origens genéticas; traumáticas, como a depressão pós-parto; ou de hábitos “pouco saudáveis” do cotidiano, como não se exercitar ou privar o corpo de nutrientes que produzem hormônios reguladores de humor.

A depressão diminui drasticamente a capacidade do cérebro de sentir prazer ou bem-estar, por atrapalhar o trabalho do hormônio serotonina; quebra o sistema de recompensas zoando com a ação e produção de dopamina; isola a vítima e diminui o ciclo saudável de oxitocina; e aniquila o vigor, a vontade e o impulso de fazer qualquer coisa, por fazer o cérebro se esquecer de como é bem legal estar vivo.

Isso muda a percepção da realidade num indivíduo, que sofre com insônia ou dificuldade pra levantar da cama, com problemas para se alimentar, com o desgosto por atividades que antes faziam bem ou eram toleráveis; que se torna isolado e ansioso, de pavio curto ou friamente apático, e com cada vez menos autoestima ou preocupação com higiene pessoal.

A doença é controlável e curável com o tipo certo de tratamento psicoterapêutico ou combinações de tratamentos, com ou sem medicamentos para amenizar prejuízos a curto prazo e facilitar o processo de recuperação do organismo.

Alguém com depressão não está “fazendo drama” nem está “de frescura”.

Alguém com depressão está esquecendo de como viver, assim como alguém com Alzheimer esquece de quem é o próprio rosto.

Não deixa de conferir o site do Centro de Valorização da Vida e lembre-se: a melhor maneira de vencer o suicídio e a depressão é falando sobre suicídio e depressão, então salve vidas compartilhando esse texto com todas as pessoas que você conhece!

Repito: envie para todas as pessoas que você conhece.

Porque depressão pode nascer em qualquer um, mas essa doença tem cura! ■

Assista Os 9 Sintomas de Depressão:




MAIS TEXTOS SOBRE DEPRESSÃO



Quer conhecer melhor a mim e meu canal?
Comece por aqui: