• Enrique Coimbra

Indicação do livro "Flow: A psicologia do alto desempenho e felicidade" por Mihaly Csikszentmihalyi

Quer ter mais atenção? O livro “Flow” do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi identifica estados de concentração máxima e mostra como praticar atenção plena para deixar de sofrer e realizar qualquer sonho.


  • A busca pela felicidade evitando sofrimento não é capaz de gerar equanimidade como a capacidade de controlar o "flow".

  • O primeiro passo para uma vida feliz é desenvolver o hábito de fazer qualquer coisa com atenção em vez de inércia.

  • Emoções negativas consomem energia mental, causando "entropia psíquica".

  • Emoções positivas e atenção plena bloqueiam a "entropia psíquica", recuperando saúde mental e disposição.

  • Por curiosidade, o nome do autor húngaro é pronunciado "Mirrái Ticssentmirrái” 😜


Capa do livro "Flow, A Psicologia do Alto Desempenho e da Felicidade" por Mihaly Csikszentmihalyi.

Índice


Resumo do livro “Flow: a psicologia do alto desempenho e da felicidade” do Mihaly Csikszentmihalyi | Leia em português | Leia em inglês | Dicas extras | Sobre a coluna Livro de Cabeceira


A resenha desse livro contém links afiliados que podem se converter numa pequena comissão para mim caso você adquira as obras através deles – você não paga nada a mais por isso. Esse artigo não é patrocinado ou comprado, e a obra só foi apresentada por ter feito diferença significativa na minha existência.



Resenha do livro “Flow: a psicologia do alto desempenho e da felicidade” do Mihaly Csikszentmihalyi


No livro “Flow”, Mihaly Csikszentmihalyi – “Mirrái Ticssentmirrái” na pronúncia húngara – sugere que a busca da felicidade pela evitação do sofrimento não é capaz de gerar equanimidade (tranquilidade constante).


Já no acúmulo consciente dos estados de “flow”, onde a concentração máxima numa atividade faz o tempo passar sem a gente perceber, as chances de vivermos a felicidade constante aumentam exponencialmente – sem esforços desnecessários.


Mihaly fala de “flow” para falar de “carpe diem”, do “aproveitar o hoje”, porque nesses 70 anos que a gente tem pra viver (se tivermos sorte), temos uma oportunidade só de explorar a existência do jeito que a gente quiser.


“O primeiro passo é desenvolver o hábito de fazer qualquer coisa que a gente precise com atenção concentrada; com aptidão em vez de inércia.”

Resenha do livro Flow, A Psicologia do Alto Desempenho e da Felicidade por Mihaly Csikszentmihalyi.

Deixar de viver com intenção – nos jogando em atividades cínicas ou estéreis, correndo atrás de dinheiro num trabalho que odiamos, ou nos cercando de gente que não agrega valor por medo da solidão, por exemplo – é tacar essa oportunidade no lixo.


Se você vive com medo do futuro, solitári@, triste, chei@ de ansiedades ou tédio, você produz “entropia psíquica” – estado em que toda energia do cérebro é desperdiçada alimentando pensamentos ruins – o que gera inércia e sentimentos negativos que te impedem de usar atenção de um jeito saudável.


Já um jeito saudável de usar a atenção é através da prática de “atenção plena”, ou “mindfulness” em inglês.


“Existem, literalmente, milhões de coisas interessantes no mundo para ver, para fazer e para aprender – mas elas não se tornam interessantes até a gente dar atenção para elas.”

Resenha do livro Flow, A Psicologia do Alto Desempenho e da Felicidade por Mihaly Csikszentmihalyi.

Emoções positivas, como a felicidade, a gratidão, boa autoestima e vivacidade, causam estados de “neguentropia psíquica” – a negação da entropia – porque a gente não desperdiça atenção ruminando coisas que não podemos mudar, ou que nem existem mais/ainda (como passado/futuro), e a disposição mental pode ser investida em qualquer coisa que a gente decida prestar atenção.


Isso diminui a crença de impotência e vitimismo, de que não podemos mudar nosso destino, e aumenta nossa confiança – já que com espaço na cabeça, podemos planejar e agir na direção do que a gente tem controle, e mudar nosso estado emocional, financeiro, criativo ou afetivo.


Quando a gente deixa de ser condicionado por sentimentos ruins e escolhe no que pensar, a gente forma intenção. Viver com intenção é viver com consciência, e consciência traz segurança mesmo durante os piores desafios.


“Quantas coisas fazemos que são realmente necessárias? Quantas demandas poderiam ser reduzidas se a gente investisse energia em priorizar e organizar as rotinas que desgastam nossa atenção?”

Resenha do livro Flow, A Psicologia do Alto Desempenho e da Felicidade por Mihaly Csikszentmihalyi.

Dependendo da idade ou situação social, na média de um dia, por volta de um terço das pessoas vai dizer que faz o que faz porque quer fazer tais coisas, outro terço porque tem que fazer, e outro terço porque não tem nada melhor para fazer.


Onde você se encaixa nessa equação? Onde você quer se encaixar daqui pra frente?


Mihaly e o estado de “flow” podem te ajudar a chegar aonde você quiser. Tudo que você precisa é aprender como direcionar sua atenção, e isso ele ensina de forma didática, um capítulo por vez, por quase 500 páginas…



Leia em português o livro “Flow: a psicologia do alto desempenho e da felicidade”:





Leia em inglês o livro “Finding Flow: the psychology of engagement with everyday life”:





Dicas extras


Um dos hábitos mais indicados para desenvolver atenção plena é a meditação vipassana.


Num antigo vídeo do canal Enrique Sem H que você pode assistir tocando aqui, ensinei como meditar corretamente, sozinh@, com barulho e em qualquer lugar.


Além do vídeo ensinando a meditar, indiquei 2 livros extras: "Despertar" do Sam Harris – sobre meditação sem religiosidade – e "Antidepressão" do David D. Burns – sobre superar depressão sozinh@ usando TCC: terapia cognitivo-comportamental.


Acesse aqui o vídeo para aprender a meditar ou para saber mais sobre os livros.


Como meditar corretamente, vídeo do canal Enrique Sem H.


Sobre a coluna “Livro de Cabeceira”


Vira e mexe tem alguém perguntando qual meu livro de cabeceira – ou quais livros usei para aprender como superar depressão sozinho – por isso tô estreando essa coluna chamada Livro de Cabeceira 👈 E tocando nesse link você pode acessar todos os livros já indicados, tá bom? ▪



80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo