• Enrique Coimbra

Indicação do livro "Por que nós dormimos?" do Matthew Walker | Livro de Cabeceira

Atualizado: Jan 26

Talvez o primeiro passo para mudar de vida, superar depressão, ou diminuir o estresse, não comece com passo algum – pelo contrário: segundo o cientista Matthew Walker no livro "Por que nós dormimos?", ficar na cama entre 7 e 9 horas pode ser o maior (e mais barato) atalho para qualquer tipo de cura.


  • A falta de sono é uma causa comum pro surgimento ou complicações de doenças como a depressão, crises de fúria e cânceres.

  • Pessoas que dormem pouco tendem a se viciar em drogas, desenvolver problemas cardíacos, e serem facilmente manipuláveis pelos estímulos negativos das redes sociais.

  • Os benefícios de uma noite completa de sono vão desde combater ansiedade e facilitar aprendizado, até alongar o tempo total de vida em até 10%.

  • Apesar dos danos ao orçamento público pelas consequências da falta de sono, governos mundiais não valorizam esse tema e propagam a cultura precipitada da "superprodutividade".


Capa do livro "Por que nós dormimos?" por Matthew Walker

Índice


Depressão, insônia, e um pai doente | Quais benefícios do sono? | Como dormir melhor? | Quando descobri como superar depressão sozinho (e de graça) tudo mudou | Sobre a coluna "Livro de Cabeceira"


Essa resenha contém links afiliados que podem se converter numa pequena comissão para mim caso você adquira as obras através deles – você não paga nada a mais por isso. Esse artigo não é patrocinado ou comprado: as obras apresentadas aqui só foram citadas por terem feito diferença significativa na minha existência.



Depressão, insônia, e um pai doente


Na primeira indicação de livro nessa nova coluna do Blog do Enrique chamada Livro de Cabeceira, compartilhei "O poder dos 5 segundos" e como minha infância pobre, tomando conta de um pai doente, desencadeou problemas que só identifiquei no caminho de me tornar adulto.


Dentre os problemas graves estava a depressão, com crises de choro e automutilações que duravam dias, crises de fúria que me faziam destruir meus objetos e meu corpo, alcoolismo e, por fim, tentativas de suicídio.


Por 12 anos acreditei que a depressão era causada pela situação social da minha família e pela responsabilidade imposta a mim de "salvar" as pessoas que eu amava, ao custo do que eu realmente queria fazer com minha vida.


Nunca me passou pela cabeça que a verdadeira causa (e potencializador) da minha depressão era algo tão simples quanto privação extrema de sono.


Meu pai sempre foi barulhento, e depois de doente ele não só fazia barulho no decorrer do dia, mas madrugada adentro. Somando isso ao medo de ele morrer enquanto eu dormia, sob minha tutela, ao fechar os olhos eu não descansava por completo.


Só quando fui obrigado a sair da casa dos meus pais para morar sozinho vinte anos depois – e em silêncio pela primeira vez na vida – é que percebi como dia após dia dormindo bem por meses a fio, o quanto minha depressão perdeu forças.


Quase 3 décadas depois, aprendi com o cientista Matthew Walker a conexão entre a falta de sono e os déficits da saúde mental pelo livro mais famoso dele, "Por que nós dormimos?" – e é esse livro que me sinto obrigado a indicar para você hoje.


Resenha do livro "Por que nós dormimos?" por Matthew Walker

Quais benefícios do sono?


Imagine que você é um humano primitivo, milhões de anos no passado e largado na natureza selvagem – por que diabos ficar desacordado por 8 horas seria mais importante do que ficar de olhos vidrados nos predadores que poderiam acabar contigo em segundos?


Depois de 16 horas acordado o cérebro começa a falhar, já que se manter em vigília cria resíduos tóxicos na cabeça que só podem ser reciclados através do sono profundo.


O acúmulo dessas toxinas diminuem a capacidade cognitiva, esteriliza a criatividade, inflama o organismo, e abre portas para todos os males conhecidos da mente e do corpo – da esquizofrenia ao burn out e ao ganho de peso.


Uma boa noite de sono é necessária para o cérebro esquecer o que não presta, assimilar novos conhecimentos, ampliar a memória, equilibrar o humor, e manter todos os outros sistemas do organismo funcionando direitinho.


Resenha do livro "Por que nós dormimos?" por Matthew Walker

Mas como dormir melhor?


Parece inacreditável que exista uma solução tão simples – e gratuita – para as efermidades modernas, né não?


Você pode estar descobrindo só agora, mas a natureza aperfeiçoou o sono desde muito antes de você existir – e ele é a coisa mais importante que você pode fazer por você mesm@.


No livro "Por que nós dormimos?" a gente tem a chance de descobrir não só todos os benefícios do sono, mas os problemas causados pela falta dele a nível global e, principalmente, como dormir mais e melhor noite após noite.


Algumas dicas do livro "Por que nós dormimos?" são:


  • Escolher um horário regular para dormir e acordar todos os dias (incluindo finais de semana);

  • Diminuir ou apagar as luzes ao menos 1 hora antes de dormir;

  • Usar filtro de luz azul nos dispositivos eletrônicos e diminuir o brilho destes;

  • Limitar a quantidade de água que você bebe para não fracionar o sono ao fazer xixi de madrugada;

  • Não beber álcool ou cafeína depois das 16h;

  • Só usar a cama para dormir;

  • Evitar cochilar perto do final do dia (ou evitar sonecas por inteiro se você tiver problemas para dormir à noite);

  • Ir para a cama imediatamente quando estiver sonolent@;

  • Não ficar acordad@ na cama por muito tempo, sendo melhor levantar e fazer algo relaxante e tranquilo para convidar a sonolência outra vez;

  • Reduzir ansiedade perto do horário de dormir (ou seja, nada de redes sociais, nada de Netflix nem de trabalhar até tarde, e de preferência fazer uma lista em papel com todas as tarefas e pensamentos pro dia seguinte que te deixam agitad@);

  • E remover relógios do quarto para evitar ansiedade à noite.



Quando descobri como superar depressão sozinho (e de graça) tudo mudou


Depois das tentativas de suicídio, fui para a terapia, comecei a tomar remédios e a meditar a tal da meditação vipassana, e li todos os livros de ciência popular nesse tema para encontrar uma cura definitiva.


Tudo isso ajudou, mas nada se comparou a dormir bem.


Meu humor melhorou. Pude ver o lado bom da rotina – até dos problemas. Meu relacionamento com as pessoas e comigo mesmo melhorou em 500%. Minha memória é de elefante. E hoje aprendo qualquer coisa mil vezes mais rápido que meus amigos (que dormem tarde e mal por causa dos celulares e redes sociais).


Dormindo bem eu pude me tornar um "eu" como nunca havia sido, e superar a depressão sozinho se tornou um sonho possível.


"A melhor ponte entre o desespero e a esperança é uma boa noite de sono", disse o empreendedor E. Joseph Cossman – e não só eu como o Matthew Walker assinamos embaixo.


Se você precisa de ajuda para mudar de vida e reeducar seu sono, o livro "Por que nós dormimos?" é leitura obrigatória. Não tô exagerando!


Resenha do livro "Por que nós dormimos?" por Matthew Walker

Leia "Por que nós dormimos?" por Matthew Walker




Sobre a coluna "Livro de Cabeceira"


Vira e mexe tem alguém perguntando qual meu livro de cabeceira – ou quais livros usei para aprender como superar depressão sozinho – por isso tô estreando essa coluna chamada Livro de Cabeceira 👈 E tocando nesse link você pode acessar todos os livros já indicados, tá bom? ▪



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